sábado, 21 de novembro de 2009

Encontro do dia 29/10/09

Tarefa feita a partir da leitura do poema 666 de Mário Quintana (ver postagem do dia 13/08)

O que fazer em uma semana livre, totalmente livre...?

EU faria...

  1. Visitaria a minha vó de 92 anos
  2. Iria ao oftalmologista
  3. Visitaria meus pais
  4. Conversaria, sairia, iria ao cinema com meus filhos
  5. Faria guloseimas e traquinagens
  6. Tomaria muito chimarrão
  7. Poria minha leitura em dia
  8. (...)

O Ponto de Vista nas interações humanas (TP1 seção 3)

Análise do filme "Ponto de Vista"


A diferença entre PONTO DE VISTA e FOCO NARRATIVO NO TEXTO LITERÁRIO:

Percebi, a partir da leitura do texto de José Fernandes da Silva, que o foco narrativo vem do autor e o ponto de vista vem do leitor.

Cada um de nós, leitores, temos um ponto de vista diferente sobre um mesmo texto. Isto envolve toda a bagagem de vida de uma pessoa e seu conhecimento de mundo.

O foco narrativo tem envolvimento direto com a intencionalidade do autor. Porém, assim que este texto chega às mãos do leitor, passa a ter vida própria nas mãos deste (ponto de vista).

O autor, portanto, deve confiar em seu talento para garantir que seu texto leve ao público exatamente ou parte daquilo que ele tentou passar... ou não... Talvez o bom autor pense que um bom texto deva fazer exatamente este papel: deixar que o leitor usufrua do texto e recrie em cima dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário