Segue abaixo o texto escrito pela artista sobre a técnica desenvolvida.
Oficina de pintura.
Material necessário:
1 pote de tinta de 250ml (pode ser têmpera ou acrílica).
1 pincel chato n.º: 22 ou 24.
1 folha de papel canson branco, tamanho A3..
Jornais velhos para forrar as mesas.
Pote para colocar os pincéis na água após o uso.
Avental para proteger a roupa.
Obs.: o material acima é individual.
Descrição da atividade.
Dispor as classes ou mesas de forma que seja possível cada participante circular em torno das mesmas;
Forrar as mesas com jornais;
Dispor sobre os jornais uma ao lado da outra as folhas de papel canson (uma por participante);
Em uma mesa a parte misturar as tintas criando cores inusitadas (uma nova cor por participante, em quantidade que, imagine-se, seja suficiente para pintar todo o espaço de uma das folhas do papel canson);
Cada participante ficará em frente a uma das folhas do papel canson, com sua tinta em uma das mãos e um pincel em outra;
Ao sinal do orientador da oficina, cada participante começa a pintar livremente no papel a sua frente,;
Haverá uma palavra de ordem que poderá ser “trocou”, ao sinal da qual cada participante sempre segurando sua tinta e seu pincel, se dirigira para a esquerda e reiniciará sua pintura no próximo papel, tomando-se o cuidado de não pintar por cima da interferência já feita pelo outro participante e circulando assim várias vezes por cada papel até que a folha toda receba uma camada de tinta através das pinceladas.
É importante que não fique aparecendo papel, pois está sendo executada uma atividade específica de tinta sobre papel e neste caso sempre deverá ter-se o efeito de tinta no acabamento do trabalho;
A identificação deverá ser executada após a tinta seca e de maneira discreta, preferencialmente usando tons que já estejam presentes no trabalho.
Conteúdos e objetivos que poderão estar sendo enfatizados:
Disciplina, organização, respeito, orientação espacial, coordenação motora fina e grossa, linhas, cores, luz e sombra, criatividade, produtividade, participação, aceitação, integração, contextualização de saberes culturais diversos, motivação de pesquisa da vida e obra de artistas, auto-avaliação.
Após o trabalho realizado tivemos uma palestra com a artista sobre a arte na educação e indicações bibliográficas.
Finalizando a tarde registrou-se a imagem de um grupo realizado com seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário