sábado, 21 de novembro de 2009

Encontro do dia 19/11/09

Trabalho desenvolvido com a artista Nara Locatelli

Segue abaixo o texto escrito pela artista sobre a técnica desenvolvida.


Oficina de pintura.

Material necessário:

1 pote de tinta de 250ml (pode ser têmpera ou acrílica).

1 pincel chato n.º: 22 ou 24.

1 folha de papel canson branco, tamanho A3..

Jornais velhos para forrar as mesas.

Pote para colocar os pincéis na água após o uso.

Avental para proteger a roupa.

Obs.: o material acima é individual.

Descrição da atividade.

Dispor as classes ou mesas de forma que seja possível cada participante circular em torno das mesmas;

Forrar as mesas com jornais;

Dispor sobre os jornais uma ao lado da outra as folhas de papel canson (uma por participante);

Em uma mesa a parte misturar as tintas criando cores inusitadas (uma nova cor por participante, em quantidade que, imagine-se, seja suficiente para pintar todo o espaço de uma das folhas do papel canson);

Cada participante ficará em frente a uma das folhas do papel canson, com sua tinta em uma das mãos e um pincel em outra;

Ao sinal do orientador da oficina, cada participante começa a pintar livremente no papel a sua frente,;

Haverá uma palavra de ordem que poderá ser “trocou”, ao sinal da qual cada participante sempre segurando sua tinta e seu pincel, se dirigira para a esquerda e reiniciará sua pintura no próximo papel, tomando-se o cuidado de não pintar por cima da interferência já feita pelo outro participante e circulando assim várias vezes por cada papel até que a folha toda receba uma camada de tinta através das pinceladas.

É importante que não fique aparecendo papel, pois está sendo executada uma atividade específica de tinta sobre papel e neste caso sempre deverá ter-se o efeito de tinta no acabamento do trabalho;

A identificação deverá ser executada após a tinta seca e de maneira discreta, preferencialmente usando tons que já estejam presentes no trabalho.

Conteúdos e objetivos que poderão estar sendo enfatizados:

Disciplina, organização, respeito, orientação espacial, coordenação motora fina e grossa, linhas, cores, luz e sombra, criatividade, produtividade, participação, aceitação, integração, contextualização de saberes culturais diversos, motivação de pesquisa da vida e obra de artistas, auto-avaliação.


Após o trabalho realizado tivemos uma palestra com a artista sobre a arte na educação e indicações bibliográficas.

Finalizando a tarde registrou-se a imagem de um grupo realizado com seu trabalho.


Encontro do dia 12/11/09

Cultura brasileira


Atividade construída no grupo a partir de indicações da tutora Luciane: fazer recorte em tecidos com formas de elementos da natureza, brinquedos, etc...

O que fazer na sala de aula a partir desse trabalho?

1) Limeriques
2) Releituras variadas
3) Narrativas
4) Teatro
5) (...)

Discussão a partir dos vídeos: "O Povo Brasileiro" da obra de Darcy Ribeiro e "Desmundo" de Ana Miranda.




Encontro do dia 05/11/09

  1. Leitura do texto "Vai para a Feira do Livro" de Moacyr Scliar (ZH, 03/11/09)
  2. A importância da pontuação no texto.
  3. Foco Narrativo.
  4. Documentário "Vidas em português", filme de Victor Lopes.
"Não há uma língua portuguesa, há línguas em português."

5. TP1: O formal e o Informal no registro da língua.
6. Ampliando novas referências
7. Questionário das ideias principais da Unidade I do TP1.

Encontro do dia 29/10/09

Tarefa feita a partir da leitura do poema 666 de Mário Quintana (ver postagem do dia 13/08)

O que fazer em uma semana livre, totalmente livre...?

EU faria...

  1. Visitaria a minha vó de 92 anos
  2. Iria ao oftalmologista
  3. Visitaria meus pais
  4. Conversaria, sairia, iria ao cinema com meus filhos
  5. Faria guloseimas e traquinagens
  6. Tomaria muito chimarrão
  7. Poria minha leitura em dia
  8. (...)

O Ponto de Vista nas interações humanas (TP1 seção 3)

Análise do filme "Ponto de Vista"


A diferença entre PONTO DE VISTA e FOCO NARRATIVO NO TEXTO LITERÁRIO:

Percebi, a partir da leitura do texto de José Fernandes da Silva, que o foco narrativo vem do autor e o ponto de vista vem do leitor.

Cada um de nós, leitores, temos um ponto de vista diferente sobre um mesmo texto. Isto envolve toda a bagagem de vida de uma pessoa e seu conhecimento de mundo.

O foco narrativo tem envolvimento direto com a intencionalidade do autor. Porém, assim que este texto chega às mãos do leitor, passa a ter vida própria nas mãos deste (ponto de vista).

O autor, portanto, deve confiar em seu talento para garantir que seu texto leve ao público exatamente ou parte daquilo que ele tentou passar... ou não... Talvez o bom autor pense que um bom texto deva fazer exatamente este papel: deixar que o leitor usufrua do texto e recrie em cima dele.



Encontro do dia 22/10/09

Argumentação

Existem alguns tipos de argumentação de tese:

1) por ilustração

2) baseada em exemplos

3) baseada no senso comum

4) baseada em provas concretas

5) de autoridade

6) por raciocínio lógico


A intertextualidade
Processos intertextuais (TP1 pg. 142)

1) Paráfrase

2) Paródia

3) Pastiche

4) Citação

5) Epígrafe

6) Referência

7) Alusão


Para ilustração e abordagem do assunto, trabalhou-se com o vídeo "Vida Maria - Ceará"