quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Trabalhando com o gênero textual: poema

Proposta de trabalho para 6ª série

Habilidades:

* Trabalhar em grupo;

* Ler poemas variados e de diversos autores;

* Conhecer alguns poetas brasileiros;

* Reconhecer as características do gênero textual poético;

* Produzir textos seguindo as características do gênero poético.

1ª aula:

* Dividir a turma em grupos e distribuir diversos livros de poemas para leitura livre em sala de aula;

* Após a leitura,cada grupo deve escolher um poema para mostrar ao grande grupo, escolhendo uma forma artística de apresentação (desenho em cartaz, jogral, música...);

* Tarefa para casa: pesquisar algo sobre quem é o autor do texto escolhido pelo grupo para comentar na próxima aula.

2ª aula

* Formação dos grupos para exposição da pesquisa sobre os autores;

* A partir da apresentação dos alunos, a professora deve aproveitar as colocações para incrementar as informações trazidas sobre os autores.

* Ainda com o poema apresentado na 1ª aula, solicitar que eles façam uma paródia do mesmo. Numa folha de papel ofício, fazer os registros - poema e paródia- para exposição em sala de aula.

* A partir da apresentação das paródias, levar os alunos a refletirem sobre as características que compõem o gênero textual poético;

* Salientar ainda nesta etapa a diferença entre poema e poesia.

3ª aula

* Supondo-se que os alunos tenham demonstrado grande interesse por Mário Quintana, autor gaúcho, a professora mostra um de seus poemas para leitura e análise, a qual deve ser feita em grande grupo.

SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é 6ªfeira...
Quando se vê, passaram 60 anos...

Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
seguia sempre, sempre em frente ...

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

Mario Quintana ( In: Esconderijo do tempo)

* Instigar os alunos a refletirem sobre a comparação feita entre a rotina estudantil e a vida propriamente dita.

* Ouvir e incentivar os alunos a buscarem tudo que há nas entrelinhas do texto.

* Proposta de trabalho: A partir da análise do texto de Mário Quintana, produzir um poema sobre um assunto relativo ao que foi mencionado na análise feita em grande grupo.

* Os poemas produzidos deverão ser digitados e ilustrados na sala de informática da escola.

* Todos os poemas feitos deverão ficar expostos na sala temática de Português para apreciação dos alunos.


Encontro do dia 13/8/09

  1. Avisos Gerais sobre cursos, concursos de contos, indicações de livros e outros.
  2. Organização de pequenos grupos para conceituação de sequências narrativa, descritiva, injuntiva, preditiva e dissertativa.
  3. Apresentação dos trabalhos acima citados.
  4. Leitura e análise dos textos "Pergunta infalível"(Nilson Souza) e trechos do livro "De carona com nitro"(Luís Dill, pg. 62).
  5. Combinação da data do próximo encontro: 27/08/09

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Encontro do dia 06/8/2009

  1. Encontro cancelado por causa da Influenza A (H1N1).

Encontro do dia 16/7/2009

1- Avisos gerais com a coordenadora Lucrécia
2- Orientações sobre a produção do projeto de leitura a ser desenvolvido na escola: envolver direção, supervisão e no mínimo duas outras disciplinas.
3- Análise da estrutura de limeriques.
4- Leitura de limeriques construídos pelo grupo.

Meu limerique:
A bruxinha Rebeca
Tem uma perereca
Não gosta muito de voar
Adora ficar no pomar
Tri tonta jogando peteca!

5- Leitura e análise do gênero textual crônica: "Pedagogia do crime" de Moacir Sclyar.
6- Distribuição de material sobre a técnica do trabalho de leitura.