Habilidades:
* Trabalhar em grupo;
* Ler poemas variados e de diversos autores;
* Conhecer alguns poetas brasileiros;
* Reconhecer as características do gênero textual poético;
* Produzir textos seguindo as características do gênero poético.
1ª aula:
* Dividir a turma em grupos e distribuir diversos livros de poemas para leitura livre em sala de aula;
* Após a leitura,cada grupo deve escolher um poema para mostrar ao grande grupo, escolhendo uma forma artística de apresentação (desenho em cartaz, jogral, música...);
* Tarefa para casa: pesquisar algo sobre quem é o autor do texto escolhido pelo grupo para comentar na próxima aula.
2ª aula
* Formação dos grupos para exposição da pesquisa sobre os autores;
* A partir da apresentação dos alunos, a professora deve aproveitar as colocações para incrementar as informações trazidas sobre os autores.
* Ainda com o poema apresentado na 1ª aula, solicitar que eles façam uma paródia do mesmo. Numa folha de papel ofício, fazer os registros - poema e paródia- para exposição em sala de aula.
* A partir da apresentação das paródias, levar os alunos a refletirem sobre as características que compõem o gênero textual poético;
* Salientar ainda nesta etapa a diferença entre poema e poesia.
3ª aula
* Supondo-se que os alunos tenham demonstrado grande interesse por Mário Quintana, autor gaúcho, a professora mostra um de seus poemas para leitura e análise, a qual deve ser feita em grande grupo.
SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS
A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é 6ªfeira...
Quando se vê, passaram 60 anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
seguia sempre, sempre em frente ...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Mario Quintana ( In: Esconderijo do tempo)
* Instigar os alunos a refletirem sobre a comparação feita entre a rotina estudantil e a vida propriamente dita.
* Ouvir e incentivar os alunos a buscarem tudo que há nas entrelinhas do texto.
* Proposta de trabalho: A partir da análise do texto de Mário Quintana, produzir um poema sobre um assunto relativo ao que foi mencionado na análise feita em grande grupo.
* Os poemas produzidos deverão ser digitados e ilustrados na sala de informática da escola.
* Todos os poemas feitos deverão ficar expostos na sala temática de Português para apreciação dos alunos.